Pages

quarta-feira, 31 de março de 2010

Nasce o Espaço da Cerveja DeSanti

Finalmente nasce o espaço da Cerveja DeSanti. Após resistir por muito tempo contra os blogs e tecnologias afins, resolvi aderir e criar o espaço da minha cerveja.
O objetivo é dedicar este espaço à cerveja artesanal e à divulgação da cultura cervejeira pelo Brasil e pelo mundo.
Como primeiro post gostaria de contar um pouco da história da Cerveja DeSanti. Ela nasceu a quase 10 anos, quando eu e o amigo Boto (Éverton S. Estracanholli), de Matão e produtor da Cerveja Kirchen em São Carlos, nos juntamos para as primeiras aventuras. Tudo teve início quando ele encotrou um antigo livro de seu pai que ensinava os primeiros passos no processo de fabricação de cerveja caseira. Pois é, um manual de como fazer cerveja já estava disponível a pelo menos uns 30 anos atrás, e na época o pai do Boto já fazia sua cerveja caseira, e muitos de nós nem haviamos nascido.
Se hoje já sofremos um pouco para encontrar insumos e equipamentos, imagine a 30 anos atrás!
O tempo passou, e o manual ficou lá esperando para ser encontrado pelos amigos de bebedeira na faculdade. É isso mesmo, começamos a fazer cerveja pelo simpels fato de ter acesso barato à bebida, olha só onde chegamos. Hoje fazemos pelo prazer de experimentar um dos melhores prazeres da vida.
Não sou religioso, mas se há algo divino neste mundo com certeza é este líquido precioso que hoje temos o privilégio de produzir em casa.
Continuando a história, passamos por muitas dificuldade tetando produzir as primeiras levas de cerveja caseira. Começamos com malte de cevada comprados em pequenas micro-cervejarias e tentando utilizar o famoso fermento de pão e filtro de pano de algodão. Terrível!!! Mas quem um dia não tentou :-)
Mas aos poucos a situação foi mudando. Por volta de 2002/2003 as primeiras comunidades do Orkut começaram a surgir, e a cultura cervejeira começou a dar os primeiros passos. Após 1 ou 2 anos de estagnação, voltamos a produzir cerveja, tentamos até produzir para venda, mas como devem imaginar não deu certo na época.
Com o tempo as brassagens foram melhorando e ganhando mais sabor e vida, e até um rótulo foi merecido. Com a grande ajuda do cervejeiro Marcus Alves também membro da ACervA Paulista e produtor da Cerveja Sorocabana, a Cerveja DeSanti ganhou sua imagem, e o primeiro rótulo foi para a IPA, umas das cervejas que mais aprecio.



Finalmente em 2007 surge a ACervA Paulista, associação da qual faço parte hoje e tenho orgulho de poder colaborar e participar dos eventos. Através da ACervA Paulista tivemos acesso a muita informação e posso dizer que nestes últimos 4 anos de cerveja artesanal a evolução foi extremamente grande.
Para finalizar, digo que com certeza que a cerveja artesanal no Brasil está em pleno crescimento. Estamos aos poucos conseguindo difundir essa cultura maravilhosa pelo país e mobilizando cada vez mais pessoas com a causa.


Um brinde à cerveja e aos amigos.

Saúde, e boa cerveja!

7 comentários:

  1. Vida longa a Cerveja DeSanti e vida longa a este Blog!!

    Pão e Cerveja
    David

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Guilherme!! Você sempre trazendo bons frutos pra o cenário nacional de cervejas artesanais!
    Primeiro foi sua apostila que ajudou a muitos, agora o Blog! Tenho certeza que este será de imensa utilidade!

    Parabéns e obrigado pela iniciativa!

    Abcs
    Fulvio

    ResponderExcluir
  3. Show de bola. A ACervA Paulista tem orgulho de ter um sócio que ajudou desde o início nossa associação e apóia essa sua nova empreitada!!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal ler sobre a historia de nossos amigos. Parabéns. Que venham mais artigos. Abraços. Conscerva. Santos.

    ResponderExcluir
  5. Como uma singela homenagem, seu link já está no blog dos McDuff (um tanto inativo é verdade). Continue com grandes cervejas e com um grande blog!!! Abraço!!!

    Cerveja Mcduff

    ResponderExcluir